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"Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer..." Paulo Freire

15 de mai. de 2012

Vamos romper os muros?


      Acredito em um estágio curricular efetivado na condução de buscas, curiosidades e significados que podemos estabelecer no "chão da escola". Pois as relações que estabelecemos com os sujeitos não seu neutras e nos possibilita aprendermos a pensar a partir de apoios teóricos essenciais para nossa formação acadêmica. Como afirma Freire (1992, p. 116) “não se faz pesquisa, não se faz docência como não se faz extensão como se fossem práticas neutras”. O que tornar-se a prática pedagógica significativa são justamente as reflexões críticas que realizamos em diversas situações educacionais, nos nossos sucessos e insucessos na própria sala de aula.
        Para quem não possuem ainda experiência na docência, o momento do estágio é essencial para conhecermos práticas diferenciadas e planejamentos oportunos para o nosso desenvolvimento. A troca de experiências e o reconhecimento do outro no processo formativo é de fundamental importância para desmitificarmos muitos dos nossos preconceitos e barreiras que trazemos na nossa caminhada de aprendizes. Afinal, a própria universidade é constituída por vários “muros” que em muitas vezes distancia as suas contribuições (saberes) da nossa Educação Básica. Vamos romper os muros? Essa tentativa pode ser uma estratégia inicial para conciliarmos a teoria e a prática de forma dialógica.

Fabrícia Peixoto.




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