O Estágio
Curricular é importante para estabelecermos reflexões sobre o campo
educativo (escolas) e relacionar saberes diferenciados com os/as
discentes, licenciandas/os, professor (a) de estágio, com as/os regentes
e com todos os sujeitos envolvidos no processo de vinculação da teoria e
da prática como instâncias contínuas e necessárias para construção de
epistemologias. O estágio trata-se de um momento gradativo, com etapas
importantes de observações, discussões teóricas, produção de projeto,
intervenções didáticas e a confecção de relatórios do que produzimos e
efetivamos no desenvolvimento da disciplina de estágio. Na ambiência
escolar podemos realizar reflexões críticas do que aprendemos e
questionar muitas das coisas impostas na educação e no próprio currículo
escolar tão fragmentado e hierarquizado. O estágio para muitas pessoas
trata-se do início de uma docência, que busca diálogo com profissionais
que já atuam na nossa profissão escolhida. Assim, o estágio vai além da
reprodução de conhecimentos, pois o campo educativo requer criatividade e
autonomia na construção de saberes.
Há muitas
dificuldades enfrentadas pelos/as estagiários/as na formação inicial,
pois há uma desvinculação do que é proposto e vivido nas instituições
escolares. É necessária uma busca constante de conhecimentos e
informações, pois o campo educativo é dinâmico e requer fundamentações
teóricas diferenciadas para realizações de práticas significativas e com
qualidade na sua condução e nos possíveis resultados. Importante
ressaltar que os espaços físicos das instituições públicas na maioria
das vezes dificultam as realizações de práticas diferenciadas na
condução de aprendizagens significativas e há uma carência de materiais
didáticos. Outra questão que desfavorece o iniciar da docência através
dos estágios são as representações sociais negativas que a categoria
docente enfrenta como a questão salarial que é muita questionada por
tratar-se de uma jornada de trabalho ampla, ocorre à desvalorização da
importância da docência na formação dos sujeitos e os próprios
questionamentos da equipe escolar em relação a nossa escolha de curso e a
nossa área de atuação provoca-nos um receio de atuar nas próprias
escolas.
Contudo, diante
de tais reflexões e desafios no processo educativo, mas especificamente
nas escolas e a própria universidade, que na maioria das vezes não
dialogam é possível perceber muitas aprendizagens no período de estágio,
tais como: a possibilidade de realizações de pesquisas e publicações; a
contextualização de saberes de experiências; vivenciar a própria
práxis; estabelecer reflexões importantes para nossa formação humana,
acadêmica e dialogar constantemente com os/as discentes.
Fabrícia Peixoto.
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