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"Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer..." Paulo Freire

15 de mai. de 2012

Reflexão sobre o nosso Estágio Curricular - Pedagogia




            O Estágio Curricular é importante para estabelecermos reflexões sobre o campo educativo (escolas) e relacionar saberes diferenciados com os/as discentes, licenciandas/os, professor (a) de estágio, com as/os regentes e com todos os sujeitos envolvidos no processo de vinculação da teoria e da prática como instâncias contínuas e necessárias para construção de epistemologias. O estágio trata-se de um momento gradativo, com etapas importantes de observações, discussões teóricas, produção de projeto, intervenções didáticas e a confecção de relatórios do que produzimos e efetivamos no desenvolvimento da disciplina de estágio. Na ambiência escolar podemos realizar reflexões críticas do que aprendemos e questionar muitas das coisas impostas na educação e no próprio currículo escolar tão fragmentado e hierarquizado. O estágio para muitas pessoas trata-se do início de uma docência, que busca diálogo com profissionais que já atuam na nossa profissão escolhida. Assim, o estágio vai além da reprodução de conhecimentos, pois o campo educativo requer criatividade e autonomia na construção de saberes.
           Há muitas dificuldades enfrentadas pelos/as estagiários/as na formação inicial, pois há uma desvinculação do que é proposto e vivido nas instituições escolares. É necessária uma busca constante de conhecimentos e informações, pois o campo educativo é dinâmico e requer fundamentações teóricas diferenciadas para realizações de práticas significativas e com qualidade na sua condução e nos possíveis resultados. Importante ressaltar que os espaços físicos das instituições públicas na maioria das vezes dificultam as realizações de práticas diferenciadas na condução de aprendizagens significativas e há uma carência de materiais didáticos. Outra questão que desfavorece o iniciar da docência através dos estágios são as representações sociais negativas que a categoria docente enfrenta como a questão salarial que é muita questionada por tratar-se de uma jornada de trabalho ampla, ocorre à desvalorização da importância da docência na formação dos sujeitos e os próprios questionamentos da equipe escolar em relação a nossa escolha de curso e a nossa área de atuação provoca-nos um receio de atuar nas próprias escolas.
              Contudo, diante de tais reflexões e desafios no processo educativo, mas especificamente nas escolas e a própria universidade, que na maioria das vezes não dialogam é possível perceber muitas aprendizagens no período de estágio, tais como: a possibilidade de realizações de pesquisas e publicações; a contextualização de saberes de experiências; vivenciar a própria práxis; estabelecer reflexões importantes para nossa formação humana, acadêmica e dialogar constantemente com os/as discentes.

Fabrícia Peixoto.

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